José Luiz Mendes Gomes
A Escócia possui dois grandes canais que são utilizados para navegação, porém tem um problema: Entre esses dois canais há um desnível de 35,5 metros entre eles. O problema tinha sido solucionado com a construção de 11 eclusas ( elevadores hidráulicos ) distribuídas ao longo de 1,5 quilômetros, cujo trajeto levava um dia inteiro para ser navegado, porém as mesmas foram desativadas em 1933.
Havia uma necessidade premente de um novo projeto para reativar a navegação nos referidos canais, um corredor fluvial que fomentaria atividades no centro da escócia.
A solução foi apresentada pela British Waterwais, a Falkirk Wheel ( Roda de Falkirk ), o primeiro elevador giratório do mundo, inaugurado pela Rainha em 24 de maio de 2002. Ele permitiria que o processo de transição entre os dois canais fosse realizado em apenas 15 minutos ( no sistema anterior era realizado em um dia inteiro ).
O ambicioso projeto de engenharia mecânica concebe a utilização de um mínimo de energia necessária para girar um potencial surpreendente de água e aço. 10 motores hidráulicos movimentam e giram a enorme Roda, com duas gôndolas que permitem o acesso de até 4 barcos em cada operação, com capacidade para levantar 600 toneladas de água a 35 metros de altura, tudo isso em no máximo 15 minutos.
Esse empreendimento trata-se simultaneamente de uma obra de engenharia mecânica e arquitetura, projetada pelos escritórios RMJM Architects, Ove Arup & Partners e Butterley Engineering.
O Complexo Millennium Link integra 4 elementos: Um Centro de Visitantes, um lago inferior, o elevador ( Falkirk Eheel ) e o aqueduto superior, além de um Centro de Visitantes localizado no lago inferior, contendo áreas de exibição, café e espaços para escritórios, sob uma cobertura de madeira, com uma fachada envidraçada numa estrutura metálica com inclinação de 45º permitindo a vista panorâmica da Roda de Falkirk.
Atualmente a “Falkirk Wheel” ( Roda de Falkirk ) é uma das mais visitadas atrações turísticas da Escócia. É tão famosa que desde o ano de 2007 passou a ser impressa nas cédulas de 50 Libras emitidas pelo Banco da Escócia.
R E G I S T R O F O T O G R Á F I C O
FOTO 01 – VISTA AÉREA DO COMPLEXO, VENDO-SE OS DOIS CANAIS DE NAVEGAÇÃO
FOTO 02 – RODA DE FALKIRK EM OPERAÇÃO
FOTO 03 – VISTA LATERAL DA ESTRUTURA. AO FUNDO, O CENTRO DE VISITANTES
FOTO 04 – A RODA DE FALKIRK GIRANDO
FOTO 05 – RODA DE FALKIRK COM ILUMINAÇÃO NOTURNA
V Í D E O
I truly appreciate this blog article. Keep writing. Sophronia Oberon Reg
I truly appreciate this post. Thanks Again. Fantastic. Cecilia Guthry Narton
Looking forward to reading more. Great article. Thanks Again. Suzy Natal Arianne
Hurrah! After all I got a weblog from where I be capable of actually obtain helpful information concerning my study and knowledge. Marina Archer Laughry
Realmente um desafio para a engenharia mecânica projetar um complexo estrutural para vencer uma diferença de nível de 35 metros.