Aconteceu na China, em Xangai, no distrito de Minhang no dia 27 de junho de 2009. Algumas testemunhas afirmaram que por volta de 05:30hs a edificação apresentava uma visível inclinação, vindo a tombar e soterrar um operário que se encontrava no local, entretanto, não houve outras vítimas. A obra ainda não estava concluída.
Um morador de outro prédio nas imediações afirmou que ao cair, a edificação provocou tremores no local, mas afirmou também que não houve danos em seu prédio, como por exemplo o aparecimento de rachaduras.
Jornais locais publicaram que no dia anterior ao desabamento foram verificadas alterações nos medidores de monitoramento da barreira anti-enchente do rio nas proximidades da construção, inclusive com algumas rachaduras apresentadas.
A OCORRÊNCIA
O PRÉDIO ESTAVA EM CONSTRUÇÃO
ESTAVA PROJETADA UMA GARAGEM NO SUB-SOLO, NA ALA SUL, QUANDO FORAM INICIADOS OS SERVIÇOS DE ESCAVAÇÃO, SENDO QUE O MATERIAL ESCAVADO ERA TRANSPORTADO E DEPOSITADO NA ALA NORTE, EXATAMENTE ATRÁS DA EDIFICAÇÃO, E VINHA ATINGINDO A ALTURA DE 10 METROS.
CHUVAS INTERMITENTES OCORRERAM, INTERFERINDO DIRETA OU INDIRETAMENTE NO QUADRO ESTABELECIDO
INICIA-SE UMA PRESSÃO LATERAL DESIGUAL ENTRE AS ALAS NORTE E SUL DE 3.000 TONELADAS E EM CONSEQUÊNCIA AS FUNDAÇÕES NÃO SUPORTAM E INICIA-SE A MOVIMENTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO.
A EDIFICAÇÃO INICIA PROCESSO DE TOMBAMENTO EM DIREÇÃO À ALA SUL ( SOBRE A ÁREA ESCAVADA PARA GARAGEM ).
A EDIFICAÇÃO TOMBADA POR INTEIRO
ENTRE RELATÓRIOS E OPINIÕES DIVERSAS, DESTACARAM-SE:
1 – Falha na concepção do projeto e utilização de materiais de baixa qualidade;
2 – Procedimento inadequado ao executar a escavação e acumular o material atrás da edificação;
3 – Chuvas intermitentes podem ter agravado a situação estabelecida;
4 – Não foi executada uma contenção adequada na área que estava sendo escavada para construção da garagem.
5 – Foi detectado no muro de contenção de enchentes do rio indícios de rachaduras.