…..( Série Artigos Técnicos )….. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Impermeabilizar é o ato de isolar e proteger os materiais de uma edificação da passagem indesejável de líquidos e vapores, mantendo assim as condições de habitabilidade da construção. É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

A falta ou uso inadequado da impermeabilização compromete a durabilidade da edificação, causando prejuízos financeiros e danos à saúde.  Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua ferragem, as alvenarias. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.

Como em qualquer atividade humana que envolve canalização de recursos financeiros, temos que analisar a chamada “relação custo/benefício”. Em impermeabilização não é diferente. Se analisarmos o custo de uma boa impermeabilização, veremos que ele varia de 1% a 3% em média do custo total da obra. Se os serviços forem executados apenas depois de serem constatados problemas com infiltrações na edificação já pronta, o custo com a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual.  Refazer o processo de impermeabilização pode gerar um acréscimo de 10% a 15% em média do valor final.

Devido aos altos índices de manifestações patológicas que vêm ocorrendo nas edificações, busca-se cada vez mais, a garantia e o controle da qualidade em todo o processo construtivo.

Desta forma, a qualidade final do produto depende da qualidade do processo, da interação entre as fases do processo produtivo e da intensa retro-alimentação de informações, que proporcionam a melhoria contínua. O projetista deve dispor dos projetos de arquitetura e demais projetos complementares que tenham interface com a Impermeabilização.

É importante termos um projeto em total conformidade com os aspectos Normativos (ABNT) e de qualidade, a exemplo dos projetos de instalações hidráulica e elétrica, um projeto de construção civil deve contemplar, também, um Projeto de Impermeabilização.

         A NBR 9575 – 2003 estabelece o seguinte:

Item 3 – 78 definições

Item 4 – classificação dos tipos (Rígido e Flexível)

Item 4,2 – tipos de substratosItem 4.3 – os serviços auxiliares e complementares

Item 5.1 – os tipos de impermeabilização contra água de percolação

Item 5.2 – os tipos de impermeabilização contra água de condensação

Item 5.3 – os tipos de impermeabilização contra umidade de solo

Item 5.4 – os tipos de impermeabilização contra fluidos que atuam sob pressão unilateral ou bilateral

Item 6 – Projeto, onde a elaboração e responsabilidade técnica é exigida para o projeto de arquitetura, conforme definido na NBR 13352 – Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura – procedimentos , sendo necessário obedecer de forma integral o disposto na     NBR 9575-2003

O projetista de impermeabilização deve analisar os projetos básicos da obra procurando evidenciar as áreas que necessitam de impermeabilização, avaliar os tipos de estruturas entre outros aspectos, iniciando o estudo dos sistemas adequados para cada situação;

          Projetos e Informações Complementares : 

_ Projeto de Arquitetura;

_ Projeto Estrutural;

_ Projeto Inst. Elétricas e Hidráulicas;

_ Existência de pressão negativa;

_ Acomodação do terreno;

_ Variação de temperatura; etc.

          Os tipos de Impermeabilização podem ser divididos em:

– pré-fabricados (manta asfáltica) possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial.

– moldado no local que pode ser aplicado à quente (asfaltos em bloco), ou aplicados a frio (emulsões e soluções).

– rígido (argamassas poliméricas) conferem à superfície impermeabilização e proteção mecânica. Interferências no Projeto

Em uma obra comercial, industrial ou residencial, a impermeabilização também deve ter um projeto específico, um projeto que detalhe os produtos e a forma de execução das técnicas de aplicação dos sistemas ideais de impermeabilização para cada caso.

A escolha do sistema indicado depende de cada tipo de estrutura sobre a qual se queira impermeabilizar. Sendo assim, a definição leva em consideração se a estrutura está sujeita ou não a movimentação. Por exemplo: as lajes de grande superfície expostas à luz solar e intenso resfriamento no período noturno apresentam grande movimentação, face aos movimentos de dilatação (dia) e retração (noite). Tais estruturas exigem, para efeito de impermeabilização, produtos com características Flexíveis.

Impermeabilizar não é só aplicar produtos químicos, visa obter 100% de estanqueidade.

          Para isso devemos observar as seguintes fases:

_ Projeto de Impermeabilização;

_ Materiais Impermeabilizantes;

_ Mão de obra de aplicação;

_ Qualidade da construção;

_ Fiscalização;

_ Orientação aos usuários

          Composição do Projeto

_ Memorial descritivo;

_ Plantas com detalhes específicos ;

_ Especificação e localização dos materiais a serem utilizados;

_ Definição dos serviços a serem realizados;

_ Planilha quantitativa de serviços e materiais aplicados;

_ Estimativa de custos dos serviços descritos.

Um dos fatores de prováveis vazamentos em edificações decorre da ausência de Projeto de Impermeabilização, ocasionando os seguintes problemas:

_ Re-trabalhos de instalações hidráulicas;

_ Enchimentos desnecessários;

_ Mudança no dimensionamento final dos acabamentos;

_ Manutenções e reparos futuros.

Colabore  com  o  Autor  e  o  Portal  Poenarco  deixando  seu  comentário,  pergunta,  dúvida,  elogio,  etc.  no  formulário  abaixo,  assim  ajudando-nos  a  oferecer  informações  técnicas  de  qualidade.

3 comentários

  1. Observação importantíssima no artigo: “Impermeabilizar não é só aplicar produtos químicos”.

  2. Artigo importantíssimo, precisamos mais disseminação de artigos técnicos relevantes como esse, parabéns à autora e ao Portal Poenarco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *